Essa situação de aprendizagem favorece o estudante a aprender-fazendo, a reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente, por meio de questões investigativas que o impulsionam a contextualizar conceitos conhecidos e a construir outros que surjam durante o desenvolvimento do projeto. (TIC, 2013, p.41)
A passagem mencionada acima nos faz pensar na seguinte ideia: Tornar os alunos criadores, autônomos e investigativos.
No texto apoio "Tecnologia, currículo e projeto" realize a leitura do subtítulo: "É possível integrar projetos e tecnologias?" e procure responder esta pergunta com base na leitura realizada, logo insira também suas impressões quanto a ideia do autor.
Texto de apoio:
Página 40
Texto de apoio:
Página 40
Boa tarefa!
"É possível integrar projetos e tecnologias?"
ResponderExcluirNa atualidade com a tecnologia e os meios de comunicação em um caminho sem volta em direção da globalização das informações e conhecimentos, temos a real possibilidade de integração de projetos e tecnologias, como menciona o autor no texto analisado.
A velocidade das informações e suas atualizações nos leva a refletir o quanto os conhecimentos podem ser complementados e enriquecidos por vários pesquisadores do mundo todo trocando informações e experiências realizadas com êxito, tornando pesquisas mais viáveis e completas trazendo assim uma contribuição cada vez maior para o meio científico em que vivemos.
O autor nos mostra que essa tecnologia nova tem muito mais ainda para ser explorada devido a velocidade de sua dinâmica de novas ideias que surgem a todo momento devido a facilidade de comunicação e distribuição das informações e devemos sempre tirar proveito do que temos a nossa disposição para o bem da ciência.
A aprendizagem significativa ocorre quando o aluno pesquisa os assuntos propostos, organiza o conteúdo, desenvolve representações concretas que permitam estabelecer formas de se relacionar com as tecnologias e o lugar em que está inserido. Diante deste pressuposto os projetos possibilitam uma problemática de modo que o conhecimento se organiza, constrói e se reestrutura a cada novidade conhecida.
ResponderExcluirA aprendizagem significativa ocorre quando o aluno pesquisa os assuntos propostos, organiza o conteúdo, desenvolve representações concretas que permitam estabelecer formas de se relacionar com as tecnologias e o lugar em que está inserido. Diante deste pressuposto os projetos possibilitam uma problemática de modo que o conhecimento se organiza, constrói e se reestrutura a cada novidade conhecida.
ResponderExcluirÉ possível sim pois, os projetos propiciam aos alunos a busca de novos conhecimento (através da pesquisa), levando em consideração seu conhecimento prévio. Os projetos precisam abordar temas relacionados a realidade vivenciada pelos alunos, proporcionando assim, a busca de melhorias dessas problemáticas através do uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem.
ResponderExcluirÉ possível sim pois, os projetos propiciam aos alunos a busca de novos conhecimento (através da pesquisa), levando em consideração seu conhecimento prévio. Os projetos precisam abordar temas relacionados a realidade vivenciada pelos alunos, proporcionando assim, a busca de melhorias dessas problemáticas através do uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem.
ResponderExcluirÉ possível sim pois, os projetos propiciam aos alunos a busca de novos conhecimento (através da pesquisa), levando em consideração seu conhecimento prévio. Os projetos precisam abordar temas relacionados a realidade vivenciada pelos alunos, proporcionando assim, a busca de melhorias dessas problemáticas através do uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem.
ResponderExcluirConcordo com seu ponto de vista, os projetos estando inseridos no cotidiano do aluno já gera um grande interesse em despertar o interesse do aluno, e inserindo a tecnologia como ferramenta auxilia ainda mais as práticas educativas do professor e o resultado de uma melhora nos resultados das pesquisas, com isso a escola só tem a crescer e os alunos a aprenderem.
ExcluirOlá car@s!
ResponderExcluirLembro de uma frase de Nilson Machado, "projeto é lançar-se para o futuro", que me fez refletir sobre a importância de torná-lo flexível. Quando trata-se de, lançar-se para o futuro, penso que, a partir de uma problemática as buscas de recursos para solucioná-la deve ser intensa e, com certeza estendendo-se para as tecnologias de informação e comunicação, pois bem sabemos que a internet e também os diversos softwares existentes podem ser utilizados para compor a prática no desenvolvimento do projeto.
Lembro que as tarefas deverão ser realizadas até sexta-feira limitando-se às 18:00.
ResponderExcluirUma vez que a utilização de projetos para a aprendizagem esta vinculada ao aprender-fazendo, pode-se potencializar a interdisciplinaridade, sendo também possível a integração das diferentes tecnologias, mas, para isso, é fundamental conhecer sua especificidade, potenciais e restrições.
ResponderExcluirO uso de tecnologia na elaboração de projetos segundo o autor promove a interação com a sociedade, projetos que permitam a compreensão de problemáticas atuais, e podendo desenvolver soluções para essa problemática. Interagir com várias fontes de informação e conhecimento.
ResponderExcluirO uso de tecnologia na elaboração de projetos segundo o autor promove a interação com a sociedade, projetos que permitam a compreensão de problemáticas atuais, e podendo desenvolver soluções para essa problemática. Interagir com várias fontes de informação e conhecimento.
ResponderExcluirSim é possível. Analisando se percebe a influencia e a importância que as tecnologias tem em nossas vidas, contribuindo de forma bem ampla na relação entre os homens,basta saber usá-la.
ResponderExcluirSim é possível. Analisando se percebe a influencia e a importância que as tecnologias tem em nossas vidas, contribuindo de forma bem ampla na relação entre os homens,basta saber usá-la.
ResponderExcluirSim é possível. Analisando se percebe a influencia e a importância que as tecnologias tem em nossas vidas, contribuindo de forma bem ampla na relação entre os homens,basta saber usá-la.
ResponderExcluirSim é possível. Analisando se percebe a influencia e a importância que as tecnologias tem em nossas vidas, contribuindo de forma bem ampla na relação entre os homens,basta saber usá-la.
ResponderExcluirSim é possível. Vivemos em contexto que destaca os grandes avanços e modificações tecnológicas ocorridos no mundo, tendo o homem como sujeito principal e responsável por estas mudança,
ResponderExcluirÉ possível integrar projetos e tecnologias?
ResponderExcluirTanto possível como deve-se utilizar as tecnologias para a integração de projetos escolares/acadêmicos. O texto insere o aluno como investigador de sua própria aprendizagem. Interessante no ramo pedagógico quanto a busca da sua aprendizagem, tornando o professor como mediador, tornando a aula mais dinâmica, descontraída e principalmente significativa. Mas para isso os educadores terão que ser capacitados para que aconteça essa estimulação de criatividade e autonomia do aluno.