sexta-feira, 13 de maio de 2016

A escola diante desse novo panorama da sociedade

Com base em nossas discussões e no material sugerido a seguir, qual a sua resposta para as perguntas:

  • Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
  • Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

Material de apoio:

Boa tarefa!

15 comentários:

  1. • Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
    Atualmente a escola uma a tecnologia de maneira genérica, somente adquirindo informações e como diz o autor o capsulamento da tecnologia não produzindo informações novas, como pesquisas que contribuem para o aumento de nossos aprendizado, ficando somente no que já foi descoberto e adquirido. Deixando assim um gama de possibilidades para nossos acadêmicos pesquisarem e mergulharem em um mundo de novas descobertas.

    • Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para utilizar as tecnologias em seu cotidiano?
    Nas instituições de ensino o suporte tecnológico já vem se estruturando de maneira significativa mas, os professores ainda estão fazendo pouco uso dos meios a eles fornecidos, tendo ainda que aprofundar-se mais de maneira didática para impulsionar o acadêmico a utilizar as tecnologias a ele apresentadas, instigando-os a pesquisar e a formar novas opiniões e ideias das já existentes.

    • E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
    Atualmente está havendo um enorme avanço no aprendizado por meio das novas tecnologias como o ensino EAD, pelas instituições de ensino, pesquisas e projetos compartilhados com diversos cientistas espalhados pelo planeta. Com isso pode-se ver um avanço significativo no uso da tecnologia e sua evolução exponencial, dinâmica e que somente contribui para a evolução do conhecimento científico acadêmico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagnel!
      Destacando a sua segunda resposta, penso que podemos acrescentar ainda as questões das capacitações oferecidas as profissionais em educação, pois a eles são disponibilizados cursos gratuitos e a distância o que facilita seu estudo pensando no espaço físico e tempo, porém, como o tradicional ainda prevalece (não quero dizer que não deva mais existir, pensando assim é um erro), muitos acabam não dando a devida importância para os cursos oferecidos e desta forma não completando-os. Isso explica um pouco a parte citada por você "os professores ainda estão fazendo pouco".

      Excluir
  2. Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
    De maneira muito lenta ainda no ensino fundamental. Em algumas escolas ainda é distante esta realidade. A utilização dessas tecnologias, bem como os mais simples, microfones, caixas de som, muitos discentes ainda não participam desta transformação no ensino aprendizagem. Porém se observarmos o ensino superior vamos verificar que são inúmeras as contribuições tecnológicas neste campo de aprendizagem.
    Professores e gestores ainda relutam em aperfeiçoar-se, em transformar a sua metodologia de ensino em aulas práticas com dinamismo. No segundo caso, o aluno necessita trabalhar com as tecnologias, já que estamos em um mundo amplamente digital e informatizado.
    Neste sentido o ensino aprendizagem deixa a desejar em situações de relevância como a pesquisa e o conhecimento das tecnologias correspondentes que se faz uso no dia a dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvie!
      Grande parte dos alunos que tenho hoje no ensino superior são nativos digitais, ou seja, já nasceram mergulhados no meio de tanta tecnologia e, penso que o professor deva usar isso a seu favor para proporcionar e superar o que você destacou "a relevância como a pesquisa e o conhecimento". Muitas vezes o professor expõe a seguinte ideia: "Nossos alunos já conhecem muito bem de tecnologia", conhecem de tecnologia, mas será que de forma importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional? Bem, infelizmente na maioria das vezes não.

      Excluir
  3. As escolas, em oposição ao ensino superior, não utilizam constantemente os recursos tecnológicos, pois nem todas disponibilizam o acesso à tecnologia.
    Dessa forma, as escolas que não disponibilizam esses recursos tecnológicas (nem todas as escolas), tantos os gestores quanto os professores não buscam formas de qualificação para amenizar essa falta de recurso, desenvolvendo assim um ensino/aprendizagem tradicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maríllia!
      Destaco a você o mesmo comentário que fiz para o Wagnel.

      Excluir
  4. Como as novas tecnologias e mídias hoje já são uma realidade na maioria das instituições de ensino e como argumenta Ladislau Dowbor, a escola tem no conhecimento sua matéria-prima, tem de assumir um papel mais central, assim repensar seu papel diante da atual explosão tecnológica onde as instituições devem voltar-se a organização das informações agora adquiridas com mais acessibilidade e velocidade.

    ResponderExcluir
  5. Como as novas tecnologias e mídias hoje já são uma realidade na maioria das instituições de ensino e como argumenta Ladislau Dowbor, a escola tem no conhecimento sua matéria-prima, tem de assumir um papel mais central, assim repensar seu papel diante da atual explosão tecnológica onde as instituições devem voltar-se a organização das informações agora adquiridas com mais acessibilidade e velocidade.

    ResponderExcluir
  6. O uso das tecnologias para aprendizagem embora variada e abrangente, deve, para sua significativa exploração vinda aliada a um processo de gestão bem esclarecido, ou seja, estar expostos suas capacidades ,seja de elaboração, organização, produção e manutenção, para com isso termos um processo de ensino e aprendizagem efetivo por estes meios.

    ResponderExcluir
  7. A escola ainda tem dificuldade em lidar com as novas tecnologias. É necessário que haja um esforço mútuo por parte de gestores e principalmente professores, para que as novas tecnologias realmente sejam utilizadas, pois os alunos na sua maioria já dominam tais tecnologias e dessa forma passam a compreender o espaço da sala de aula com algo monótono em relação ao mundo da informática do qual ele se utiliza com facilidade.

    ResponderExcluir
  8. A escola ainda tem dificuldade em lidar com as novas tecnologias. É necessário que haja um esforço mútuo por parte de gestores e principalmente professores, para que as novas tecnologias realmente sejam utilizadas, pois os alunos na sua maioria já dominam tais tecnologias e dessa forma passam a compreender o espaço da sala de aula com algo monótono em relação ao mundo da informática do qual ele se utiliza com facilidade.

    ResponderExcluir
  9. Querendo aprimorar o ensino, as escolas estão buscando trabalhar cada dia mais através das inovações, usando ciências para enriquecer mais suas aulas .Todas as escolas precisam envolver seus alunos nas descobertas, e mostrando as vantagens e desvantagens da tecnologia para a humanidade.

    ResponderExcluir
  10. Querendo aprimorar o ensino, as escolas estão buscando trabalhar cada dia mais através das inovações, usando ciências para enriquecer mais suas aulas .Todas as escolas precisam envolver seus alunos nas descobertas, e mostrando as vantagens e desvantagens da tecnologia para a humanidade.

    ResponderExcluir
  11. A escola foi invadida com as novas tecnologias, surpreendendo os professores e gestores, esta afirmação torna-se verdadeira quando o aluno entra na sala de aula e praticamente ensina o professor como utilizar dessa tecnologia. Acredito que se dá ao fato do professor não ter o tempo adequado para aprender/capacitar a utilizar com segurança os recursos tecnológicos, diferente da ocupação dos alunos. O artigo traz uma informação fundamental para o educador sobre a internet, que poderá ser utilizada poitivamente como metodologia para dentro da sala de aula. Por exemplo, para encurtarmos distância, imagine o professor de geografia explicando sobre a China e pedisse para os seus alunos pesquisássem durante a aula pela internet em seus celulares os aspectos culturais do país solicitado, penso que vários alunos trariam imagens, curiosidades diferentes, assim a aula seria enriquecida de informações que o professor talvez nem tenha previsto em seu planejamento e ainda fez o aluno encontrar a sua resposta e ensinou como usar a internet positivamente.
    Se o corpo docente for bem capacitado, sentindo-se seguro para utilizar na sala de aula o recurso tecnológico, o processo de ensino-aprendizagem terá sucesso e com certeza as “sereias” não irão deverá-los por causa de sua extrema sedução.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a Juliana em relação ao fato que o professor não tem muito tempo para uma capacitação para utilizar com segurança os recursos tecnológicos, porém (alguns) buscam estar inseridos nesse novo meio, pois cada vez mais as escolas estão recebendo novas informações e recursos para melhorar e adaptar suas práticas em sala de aula. Como o professor Rubens destacou, hoje há uma disponibilidade de cursos gratuitos e à distância pensando no tempo do docente. Penso eu que é com esses professores que estão disposto a buscar e a inovar que a educação tomará um novo rumo e sucessivamente notaremos as melhoras nas práticas educativas e na aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir