sexta-feira, 13 de maio de 2016

Novas Tecnologias e Aprendizagem

Com base no título mencionado, responda, a partir da leitura do texto "As sereias do ensino eletrônico" a pergunta: Onde está a nova Educação?
Insira aqui suas impressões quanto a ideia do autor e a resposta dele para a pergunta especificada. Não deixe de colaborar com as contribuições dos colegas afinal, este é um espaço colaborativo.
Boa tarefa!

Material de apoio:
Página 33

17 comentários:

  1. Olá!
    Lembro a todos que este espaço deve ser alimentado por vocês pós-graduandos. Vamos gerar uma boa discussão neste ambiente, afinal a proposta é trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem e este blog faz muito bem este papel. Aguardo a colaboração de todos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Onde está a nova Educação?
    Segundo o texto As sereias do ensino eletrônico, ao qual baseia a leitura nos mostra que a educação atual apesar da tecnologia presente nos mostra uma falta gigantesca de conteúdo novo, de novas descobertas devido inúmeras proibições inerentes ao uso das ferramentas disponíveis. Ceifando assim o aprendizado a novas descobertas excitando o revolucionismo do conhecimento.
    Atualmente o ensino somente transmite os conhecimentos já adquiridos anteriormente por pensadores, filósofos e revolucionistas de outrora, sem contestar, questionar suas opiniões e suas verdades. Os pedagogos tem que instigar o conhecimento e não somente transmiti-los de maneira fiel, com proibições de novos pontos de vista, sugestões e enriquecimento do assunto abordado.
    Dessa maneira podemos desenvolver novos pensadores, filósofos e causar um nova revolução no ensino, tendo dessa forma uma real aplicação de toda essa tecnologia disponível atualmente para a sociedade com um todo.

    ResponderExcluir
  3. A nova educação está na forma como o professor busca novos conhecimentos para desenvolver as suas aulas.

    ResponderExcluir
  4. A maior dificuldade do professor atualmente é tentar ministrar, transmitir ou mesmo aplicar conhecimentos pré-existentes, já estabelecidos por currículos para alunos desinteressados.
    As tecnologias favorecem o aprendizado significativo, mediante ao esforço de situações de ensino e metodologias que aprimorem os conteúdos programáticos mediante a percepção concreta por parte de alunos/professores. Porém cabe ao professor ser o grande transformador deste ambiente de aprendizagem tecnológica.

    ResponderExcluir
  5. A maior dificuldade do professor atualmente é tentar ministrar, transmitir ou mesmo aplicar conhecimentos pré-existentes, já estabelecidos por currículos para alunos desinteressados.
    As tecnologias favorecem o aprendizado significativo, mediante ao esforço de situações de ensino e metodologias que aprimorem os conteúdos programáticos mediante a percepção concreta por parte de alunos/professores. Porém cabe ao professor ser o grande transformador deste ambiente de aprendizagem tecnológica.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo (2001), comentam os ‘encantos’ e ‘desilusões’ que as tecnologias trouxeram a várias áreas. Na educação, alertam que, apesar do potencial positivo, o conteúdo instrucional foi e está encapsulado em mídias eletrônicas. Sendo assim essas mídias o novo endereço da informação, mas, como criticam os mesmos com reguladores vinculados a política.

    ResponderExcluir
  8. O uso da tecnologia como mecanismo de ensino, esta longe de ser usado com todo o seu potencial pedagógico, no entanto ela vem ganhado espaço, a tecnologia promove a interação e a troca de informações entre aluno e professor, quebrando o velho paradigma, principalmente imposta pelo professor ou pela instituição de ensino, onde o professor não abre espaço para o aluno fazer uma observação ou dar uma opinião. Essa interação aluno-professor a própria aula fica mais rica e produtiva. Este blog é um bom exemplo do uso da tecnologia como ferramenta de ensino.

    ResponderExcluir
  9. O uso da tecnologia como mecanismo de ensino, esta longe de ser usado com todo o seu potencial pedagógico, no entanto ela vem ganhado espaço, a tecnologia promove a interação e a troca de informações entre aluno e professor, quebrando o velho paradigma, principalmente imposta pelo professor ou pela instituição de ensino, onde o professor não abre espaço para o aluno fazer uma observação ou dar uma opinião. Essa interação aluno-professor a própria aula fica mais rica e produtiva. Este blog é um bom exemplo do uso da tecnologia como ferramenta de ensino.

    ResponderExcluir
  10. Está dentro e fora das escolas, são ferramentas que facilitam o trabalho ,o que não quer dizer que essa facilidade seja vista por todos com bons olhos, pois, há uma grande quantidade de profissionais da educação, principalmente alguns professores, que não aceitam as novas tecnológicas como instrumento transformador.

    ResponderExcluir
  11. Está dentro e fora das escolas, são ferramentas que facilitam o trabalho ,o que não quer dizer que essa facilidade seja vista por todos com bons olhos, pois, há uma grande quantidade de profissionais da educação, principalmente alguns professores, que não aceitam as novas tecnológicas como instrumento transformador.

    ResponderExcluir
  12. Estão em todo e qualquer lugar, seja em fábricas ou nas demais empresas dos mais diversos segmentos, não ficando de fora, é claro, o setor educacional e, influenciando no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. Estão em todo e qualquer lugar, seja em fábricas ou nas demais empresas dos mais diversos segmentos, não ficando de fora, é claro, o setor educacional e, influenciando no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Olá turma!
    É necessário que haja discussão sobre o assunto, peço a todos os colaboradores que tornem este espaço um ambiente de aprendizagem significativo. Procurem inserir suas impressões também quanto às postagens dos colegas de grupo.

    ResponderExcluir
  15. As novas tecnologias estão ai disponíveis aos educadores, cabe a nós buscar o conhecimento técnico e pedagógico, e torna-los nossos aliados, caso contrário teremos um forte concorrente. e pior ainda, podemos ficar para trás, e os alunos perdendo o interesse em nossas
    práticas ensino.

    ResponderExcluir
  16. O autor responde a pergunta realizando críticas quanto ao uso da tecnologia como metodologia de ensino por educadores que utilizam desta ferramenta como fator principal para a aprendizagem. A grande questão não é sobre a crítica da tecnologia na relação professor e aluno e sim como ela é utilizada. O professor pode ministrar a sua aula com o uso da tecnologia e não atingir o interesse do aluno, pois poderá acabar reproduzindo o professor tecnicista, ou poderá aliar a sua aula com a tecnologia para que juntos professor-aluno busquem a aprendizagem significativa além de seu planejamento.

    ResponderExcluir
  17. O texto nos leva a refletir sobre as práticas educativas, e nos faz perceber que falta algo para essa educação ser significativa, muitos falam que depende do professor buscar novos conhecimentos, mas será que é só isso? Acredito que há um conjunto de fatores que precisam de atenções, não somente a busca de conhecimento docente, mas sim o que a tecnologia e o sistema tem a oferecer ao professor e como é a relação entre esses fatores.

    ResponderExcluir