sexta-feira, 3 de junho de 2016

Facebook como ambiente virtual de aprendizagem


      Olá!


Vimos algumas opções disponíveis para o professor realizar diversas tarefas através de grupos criados no Facebook. É importante frisar que, a rede social em destaque é tentadora, isto é, as chances de um aluno entrar para realizar determinada tarefa num grupo específico e acabar se entretendo com as postagens dos amigos é grande, isto significa que boa parte do tempo que seria destinado a um estudo pode se reduzir pelos fatores apontados, porém a muitos professores que preferem o Facebook a outros ambientes para realizarem trabalhos à distância, segundo eles justamente por ser um ambiente ao qual os alunos estão bem familiarizados e acessam com frequência.   


Com base em nossa prática e nas situações apontadas nas linhas anteriores, como você vê o uso do Facebook como recurso em apoio ao profissional em educação?


Espero a contribuição de todos e que opinem também nas contribuições dos colegas de turma.

Para os interessados o link de acesso ao material: Facebook para educadores


Bora tarefa!

18 comentários:

  1. Aprendemos muito com as ferramentas do facebook, não tinha muita noção de como utilizar esse recurso em minha profissão, havia uma preocupação em relação a isso, pois a tecnologia cada dia que passa está mais presente na vida dos alunos, dos acadêmicos e dos profissionais em geral, e não tem como fechar os olhos para essa realidade. Vale ressaltar que temos que acompanhar essas mudanças que estão ocorrendo e nos atualizar, aperfeiçoando nossas práticas em relação as tecnologias e aos aplicativos que vem surgindo. Foi uma aula muito produtiva e com certeza de uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  2. O face, pode ser uma ótima ferramenta, dependendo de quem vai usar, porque é necessário ter foco ou então nada feito as "tentações" são inúmeras, e poderá interferir na execução das atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!
      Precisa de um planejamento adequado e conscientização dos alunos.

      Excluir
    2. Exatamente!
      Precisa de um planejamento adequado e conscientização dos alunos.

      Excluir
  3. O face, pode ser uma ótima ferramenta, dependendo de quem vai usar, porque é necessário ter foco ou então nada feito as "tentações" são inúmeras, e poderá interferir na execução das atividades.

    ResponderExcluir
  4. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas.

    ResponderExcluir
  5. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas.

    ResponderExcluir
  6. O mais importante é fazer com que os professores se lembrem de que não existe tecnologia impermeável, mas comportamentos adequados nas redes.

    ResponderExcluir
  7. O mais importante é fazer com que os professores se lembrem de que não existe tecnologia impermeável, mas comportamentos adequados nas redes.

    ResponderExcluir
  8. O mais importante é fazer com que os professores se lembrem de que não existe tecnologia impermeável, mas comportamentos adequados nas redes.

    ResponderExcluir

  9. Assim, como mencionado pelos colegas, o facebook é uma ótima ferramenta de ensino, por ser mais rápida a visualização pelos alunos, mas deve-se levar em conta também que por mais rápida a "divulgação" das atividades,porém, corre-se o risco do aluno perder mais tempo ao realizá-la.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde.
    No face o que mais me surpreendeu foi a capacidade de fazer atividades como questionários para os acadêmicos, a facilidade com que podemos aplica-los e corrigi-los ganhando tempo e tendo um ensino de alto nível. Ainda mostrando para nossos alunos outras funções para as redes sociais mais úteis e colaborativas para o desenvolvimento intelectual

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. É inevitável a preocupação de que o aluno pode acabar desviando a atenção para outras coisas ou assuntos na tentativa de tornar o Facebook como ferramenta de aprendizagem.
    Mas ao meu ver o lado positivo desta ferramenta predomina, pois traz o aluno para um ambiente que está mais acostumado deixando-o mais a vontade para debater, trocar idéias ou quem sabe respondendo algum questionário. De certa forma o professor acaba sendo enxergado com outros olhos, passando segurança e inovação para seus alunos.

    ResponderExcluir
  13. Após as nossas discussões em aula, acredito que o facebook tem mais a oferecer do que não contribuir. A maior desvantagem que elenco aqui, seria a falta de privacidade que o educador tem em relação ao seu alunado, pois o professor é visto pelo corpo discente como educador 24 horas por dia. Porém o facebook por ser um programa de fácil acesso a todos que possuem celulares e que rodam o aplicativo, torna-se uma ferramenta indispensável para o ensino-aprendizagem. O fato conseguirmos criar grupos fechados de apoio de caráter acadêmico aproxima e facilita a comunicação entre todos os integrantes que fazem parte. A dificuldade seria ensinar esse aluno a operar no programa, utilizando recursos do google drive, que muitas vezes as instituições escolares não possuem computadores ou internet de fácil acesso para todos. Se todas as condições forem favoráveis e as barreiras superadas, acredito que o facebook como uma ferramenta será indispensável para a colaboração e integração da educação.

    ResponderExcluir
  14. A ferramenta Facebook, sendo utilizada como uma extensão da sala de aula, na minha opinião apesar de seu grande poder de distração ainda é uma ferramenta aceitável, já que podemos observar que quase todas as pessoas tem um perfil nesta rede social. Assim estamos indiretamente lembrando e introduzindo o aprendizado em todos os meios.

    ResponderExcluir